Agende uma visita (41) 99999-2730

Tudo que você precisa saber sobre Celulite

Olá, o tema de hoje no blog é sobre um assunto que gera muitas dúvidas então viemos esclarecer alguns pontos sobre a indesejada celulite.

 

O QUE É CELULITE? 

 

O Fibro Edema Gelóide (FEG) popularmente chamado de CELULITE, afeta a maioria das mulheres, é uma alteração causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, fazendo com que essas células fiquem cheias e endurecidas, deixando o local com desníveis (ondulações e retrações) e nódulos, que se manifesta externamente através dos furinhos indesejados ou pela aparência de "casca de laranja". Além de ser desagradável aos olhos, pode provocar sérias complicações, podendo levar a dores intensas e problemas emocionais.

 

É definida em graus: 

 

GRAU 1 (leve): é interna, sendo visível somente pela compressão do tecido na região acometida.

GRAU 2 (visível): é visível, a pele tem um aspecto ondulado ou de “casca de laranja”.

GRAU 3 (intensa): a superfície da pele tem aspecto de gomos visíveis e os nódulos podem ser sentidos ao toque.

GRAU 4 (grave): a celulite fica evidente até mesmo sob as roupas.

 

CAUSAS

 

O aparecimento da celulite é causado por vários fatores hereditários, como a genética, o sexo, etnia, biotipo corporal, problemas circulatórios quando o sangue não flui bem, a drenagem das toxinas fica prejudicada e isso deixa o líquido que fica entre as células mais viscoso. Alterações hormonais quando os níveis de estrogênio (hormônio feminino) estão muito altos provocam disfunções no metabolismo que podem criar ou agravar a celulite. A pílula anticoncepcional também pode desencadear o seu aparecimento, pois adiciona mais uma dose de hormônios circulando em seu organismo. A má alimentação (excesso de açúcares e carboidratos), distribuição de gordura, sedentarismo, a tensão emocional e o excesso de toxinas no organismo contribuem para o aparecimento da celulite. 

 

TRATAMENTOS

 

- Drenagem linfática manual: técnica de massagem executada de forma suave, lenta e rítmica que mobiliza a linfa (líquido intersticial entre as células) e melhora a circulação e oxigenação, além de estimular o sistema linfático a absorver somente o que é bom desse líquido e eliminar as toxinas. 

 

- Ultrassom: promove rompimento das paredes das células que armazenam gordura, facilitando a sua retirada através de uma micro-massagem, assim, melhora a circulação, o edema, aumenta o metabolismo celular, e promove a orientação das fibras colágenas. 

 

- Radiofrequência: estimula a produção de colágeno e diminui o enrijecimento das estruturas fibrosas que retraem o tecido, deixando a pele mais firme e uniforme.

 

- Endermologia: através do deslizamento e sucção sob a pele, promove uma melhora na oxigenação do tecido, diminuindo suas depressões e redistribui de forma mais uniforme a camada de gordura, melhorando as curvas e consequentemente, melhorando o aspecto ondulado. 

 

- Carboxiterapia: consiste na aplicação de agulha com gás carbônico diretamente na região acometida pela celulite, com isso, aumenta a circulação sanguínea local, eliminando toxinas, melhorando a chegada de nutrientes para a região dando maior firmeza e sustentação à pele.

 

- Mesoterapia: a mesoterapia é a aplicação por meio de agulhas, de ativos estéreis diretamente no local afetado.

 

- Intradermoterapia Pressurizada: a intradermo é realizada partindo do mesmo princípio da mesoterapia, no entanto utiliza-se um dispositivo de pressão que injeta sem agulha.

 

DICAS

 

Para melhorar o aspecto da celulite mantenha uma alimentação balanceada rica em fibras e antioxidantes, uma dica é aumentar o consumo de chás, como de cavalinha e chá verde. A prática de atividade física é um excelente aliado no combate da celulite, aliado aos tratamentos estéticos terá um resultado surpreendente.

 

ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL NA CELULITE

 

 Tomar no mínimo 2 litros de água filtrada por dia;

Comer 3 porções de frutas por dia;

Adicionar chás ao seu consumo diário:

- Salsaparrilha: diurética, ajuda eliminar os metais pesados e toxinas;

- Dente-de-leão: ação diurética e desxtoxificante;

- Alecrim: antiinflamatório e ativa a microcirculação;

- Cavalinha: rico em silício e reestrutura as fibras colágenas e diurético;

- Gengibre: anti-inflamatório;

- Hibisco: diuréto, rico em antocianinas, anti-inflamatório e antioxidante;

- Castanha da índia: ativa a microcirculação;

- Chá verde: anti-inflamatório, aumenta a detoxificação do estrogênio e ação estimulante sobre o metabolismo linfático.

 

ALIMENTOS E CELULITE

Abacaxi: diurético, ajuda eliminar o edema;

Abacate: estimula GH, aumenta massa muscular e melhora flacidez;

Atum: ômega-3 anti-inflamatório, teor proteíco;

Uva rosa: ácido eláfico e antocianina, antioxidantes e anti-inflamatórios;

Gengibre: anti-inflamatório;

Frutas cítricas: vitamina C, síntese de colágeno;

Romã: diminui estrogênio livre;

Repolho: destoxificante, diminui toxinas que causam inflamação;

Açafrão da terra: anti-inflamatório;

Salsinha: diurética;

Frutas vermelhas: antocianinas e antioxidantes anti-inflamatórios;

Chá verde: detox de estrogênio.