Agende uma visita (41) 99999-2730

ESTÉTICA E NUTRIÇÃO

por Andressa Nardelli, especialista em nutrição funcional e estética.

Os tratamentos estéticos aliados à boa alimentação tem resultados supreendentes, temos muitos compostos e nutrientes que auxiliam nos tratamentos. 

Uma das principais causas do envelhecimento é a perda do colágeno pelo organismo. Os músculos ficam flácidos, a densidade dos ossos diminui, as articulações e os ligamentos perdem elasticidade e força motora. A perda de colágeno ocorre a partir dos 25 anos.

Se o objetivo é melhorar textura da pele, cabelo e unha é necessário a suplementação de colágeno hidrolisado. Não se esqueça de confirmar a presença de vitamina C na composição do colágeno, pois ela está diretamente ligada em sua síntese.

Quando o assunto é celulite, devemos evitar o consumo de alimentos ricos em sódio para diminuir a retenção hídrica, além de incluir os probióticos. Os probióticos são microrganismos vivos capazes de melhorar o equilíbrio microbiano intestinal. A regulação do trânsito intestinal é parte do tratamento para celulite, pois este é o órgão que inibe a absorção de toxinas e elimina aquelas que podem prejudicar ainda mais a celulite.

Se você sofre com aumento da secreção sebácea, a acne vulgar pode aparecer. Os alimentos pró-inflamatórios como trigo branco, leite e derivados integrais, embutidos, carne suína, cereais refinados, produtos industrializados e refrigerantes devem ser evitados. Por isso, devemos investir nas substâncias anti-inflamatórias para modular o sistema inflamatório, como o óleo de linhaça, óleo de chia e óleo de peixe.

Uma queixa muito comum é a síndrome das unhas frágeis. Seu tratamento não é específico, mas a suplementação de biotina por períodos prolongados exerce efeito favorável na evolução do quadro.  Na alimentação, a biotina pode ser obtida através do consumo gema de ovo, peixes, leite, fígado e arroz integral.

Agora, se o que te incomoda é o excesso de peso. Invista no chá verde. O chá verde é derivado da Camellia sinensis e seu efeito benéfico está associado às catequinas, flavonoides e a cafeína. A cafeína possui função de estimular a termogênese e a oxidação de gordura corporal. Porém, o chá verde também pode trazer malefícios à saúde, se for consumido de forma inadequada e em excesso.